Consultoria financeira

Como escolher um bom contador

Os serviços contábeis são essenciais para o desenvolvimento de uma gestão financeira eficiente.

Em geral, as pequenas e médias empresas possuem contabilidade externa. Devido ao volume e complexidade de dados, as empresas de grande porte incorporam esses serviços em seu Departamento Contábil.

Hoje, é muito raro que a contabilidade seja realizada por apenas um profissional. Os escritórios contábeis cresceram e se dividiram internamente para melhor atender seus clientes, portanto, criam departamentos fiscais, contábeis e de recursos humanos. O departamento fiscal é responsável pela apuração dos impostos (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, ISS e ICMS) e suas relações com a empresa. Todas as empresas pagam esses impostos, contudo, conforme o Regime Tributário enquadrado a empresa paga uma alíquota maior ou menor, inclusive as empresas enquadradas no Simples Nacional. O departamento contábil é responsável pela análise das receitas e dos gastos da empresa, as pessoas que trabalham nesse setor são as responsáveis pela elaboração da DRE Contábil e do Balanço Patrimonial (conforme a regulamentação do Governo) e o pessoal de recursos humanos é responsável pelo processamento da folha, onde são informados ao Governo, por meio do Sped Social, os rendimentos e o turnover (modificações) dos funcionários que estão sob o regime atendido pelo CLT – Código de Leis Trabalhistas.

Como todos os prestadores de serviços formados por diversos profissionais diferentes, os escritórios contábeis às vezes apresentam algumas falhas de comunicação, atrasos e falta de apuração de alguns impostos e em casos extremos assessoram erroneamente seus clientes. Um direcionamento errôneo de um contador pode levar a empresa à sérias dificuldades financeiras. Portanto, como todo fornecedor de serviços, quando ele passa por critérios de qualificação de fornecedores essas falhas tendem a ser menos constantes.

Alguns critérios utilizados para a qualificação de fornecedores são: pontualidade, assiduidade, confiança dos produtos/serviços, clareza e objetividade de informações, explicitação detalhista sobre as opções do cliente, sigilo, dentre outros critérios relevantes para a avaliação da qualidade dos serviços prestados.

Não podemos deixar de lado a confiança. Vínculos são baseados em confiança mútua, a empresa e seu contador devem ter esses vínculos bem sólidos, para que possam caminhar juntos, desviando e ultrapassando os obstáculos.