Consultoria financeira

o que são demonstrações contábeis

Demonstrações ou instrumentos contábeis são elaborados e apresentados para usuários internos e externos tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas, sejam elas para preencherem uma exigência legal estabelecida pelo Governo, seja para análise da gestão financeira organizacional.

Os principais objetivos das demonstrações contábeis são de proporcionar informações sobre o desempenho da operacionalização do negócio, sua liquidez financeira e seu patrimônio, acompanhando desvios de objetivos estratégicos e apresentando os resultados da gestão da empresa.

As demonstrações contábeis mais utilizadas no gerenciamento das empresas são: DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial.

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE tem como finalidade evidenciar o cenário econômico da organização. É um resumo das receitas e despesas da empresa durante um certo período de tempo. Ela é exibida de forma dedutiva (vertical) quer dizer que das receitas se deduz as despesas e em seguida, indica-se o resultado que pode ser lucro ou prejuízo. A DRE é de grande importância para analisar a performance operacional da empresa e a eficiência dos seus gestores em alcançar resultados positivos, tanto em empresas com ou sem fins lucrativos. Sua análise estratégica permite visualizar a saúde financeira da empresa.

A Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC indica a origem de todo dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de todo dinheiro que saiu do caixa em determinado período. Ela é compreendida como a demonstração indispensável para situação financeira da empresa. Destaque para a relevância da classificação correta e assertiva das movimentações de caixa das diversas transações pelos três grupos de atividades (operacionais, investimento e financiamento); sem as informações corretas em suas devidas naturezas com valores exatos, o Fluxo de Caixa apresentará distorções e prejudicará a tomada de decisões operacionais financeiras, levando à exposição da empresa.

O Balanço Patrimonial – BP tem por objetivo demonstrar o patrimônio de uma entidade em dado momento. A expressão balanço decorre do equilíbrio: ativo (receitas) = passivo (despesas) + patrimônio líquido (riqueza líquida), ou da igualdade: aplicações = origens. O Balanço Patrimonial é formado por duas colunas: uma coluna é chamada de passivo e patrimônio líquido que está localizada no lado direito, a outra é a coluna do lado esquerdo denominado ativo. A coluna do ativo representa todos os bens e direitos da empresa. O passivo refere-se à toda obrigação que a empresa possui com terceiros, ela é uma obrigação exigível significa que assim que a dívida vencer será exigida sua liquidação. No patrimônio líquido encontra-se o capital inicial investido pelos proprietários da empresa e lucro decorrente da atividade operacional da empresa.

A análise individual de um desses instrumentos contábeis não consegue nos trazer todas as informações sobre a empresa. Para um diagnóstico completo, o ideal é que sejam analisados em conjunto e concomitantemente.